Curitiba poderá exigir curso para diretores de escolas
Publicado em 13 de janeiro de 2025Categorias: Câmara Municipal de Curitiba

O vereador Guilherme Kilter (NOVO) protocolou, na Câmara de Curitiba, um projeto de lei que altera as regras para exigir curso de formação para diretores e vice-diretores das escolas municipais da Capital, incluindo Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) e Centros de Educação Infantil (CEIs).
Na prática, a proposta é que professores que desejam se candidatar aos cargos de diretor e vice das escolas, CEIs e CMEIs passem por um curso de formação em gestão pública. Os cursos de formação, segundo o texto, serão ofertados pela Secretaria Municipal de Educação.
Além disso, o projeto de lei impede a participação de quem esteve envolvido com campanhas eleitorais e/ou vinculado a um partido político nos três anos anteriores ao processo de eleição nas escolas.
Na justificativa do projeto, o vereador afirmou buscar uma maior profissionalização das escolas da rede municipal. A iniciativa é inspirada na Lei Estadual 21.648/2023 que também estabeleceu critérios ‘técnicos’ para a escolha de novos diretores.
Sobre o Autor: Jeulliano Pedroso
É Sociólogo (UFPR), mestre em Antropologia Social (UFPR) e especialista em ciência política (IUPERJ). Estudou economia e estratégia na London School of Economics and Political Science (LSE). É Analista-Chefe da Brasil Sul Inteligência e ex-comentarista político do Jornal da Manhã – Jovem Pan Paraná.
Mais artigos de Jeulliano Pedroso