Curitiba inaugura nova sede do Projeto Nova Morada
Publicado em 26 de junho de 2024Categorias: Câmara Municipal de Curitiba, Eduardo Pimentel, Prefeitura de Curitiba, Rafael Greca

Nesta quarta-feira (26), será inaugurada a nova sede do Projeto Nova Morada, Vida Nova. O espaço oferece moradia provisória e assistência para até 100 pessoas que enfrentam problemas com drogas, estão em situação de rua ou em vulnerabilidade social. A inauguração acontece em um momento crucial, logo após o Supremo Tribunal Federal (STF) acatar uma ação que descriminaliza o porte de maconha para consumo pessoal.
Desde o final do ano passado, o poder público de Curitiba tem reforçado medidas alternativas para enfrentar o uso de drogas. Se antecipando ao julgamento do STF sobre a descriminalização da maconha. Em janeiro, a coluna anunciou a retomada da discussão na Câmara de Curitiba sobre um projeto para multar usuários de drogas, proposto pelo vereador Tico Kuzma. A ideia é uma medida alternativa para restringir o uso livre de maconha na cidade. Um projeto semelhante também começou a tramitar na Assembleia Legislativa.
O resultado do julgamento no STF foi divulgado nesta segunda-feira e terminou com seis votos a favor da descriminalização e três votos contrários. Além disso, dois ministros opinaram que a lei atual já não criminaliza o porte de maconha para uso pessoal.
Sobre o Autor: Jeulliano Pedroso
É Sociólogo (UFPR), mestre em Antropologia Social (UFPR) e especialista em ciência política (IUPERJ). Estudou economia e estratégia na London School of Economics and Political Science (LSE). É Analista-Chefe da Brasil Sul Inteligência e ex-comentarista político do Jornal da Manhã – Jovem Pan Paraná.
Mais artigos de Jeulliano Pedroso