Para impedir “rabeira” em ônibus, Câmara vota projeto que estabelece multa
Publicado em 6 de Maio de 2025Categorias: Câmara Municipal de Curitiba

Nesta terça-feira (6), a Câmara de Curitiba vota uma proposta para inibir a prática de “pegar rabeira” em veículos da Capital. A “rabeira” é quando alguém se segura na traseira de um veículo, comumente os ônibus da cidade, e utiliza a velocidade para pegar impulsão. De acordo com o texto, a nova lei, se aprovada, estabelece multa de 500 reais para quem for pego fazendo a manobra.
O projeto, de autoria dos vereadores Tico Kuzma (PSD) e Da Costa (UNIÃO), ainda prevê a apreensão da bicicleta. Além disso, o comprovante de pagamento da multa deve ser apresentado para o resgate da bicicleta. Caso o envolvido seja menor de idade, apenas os pais terão a autorização para recuperação.
A proposta também estabelece um aumento de 50% no valor da multa em caso de reincidência. O projeto avançou na pauta da Câmara em virtude da comoção pela morte do menino Lucas Vicente, 14, no último dia 26 de abril na Linha Verde. Após o ocorrido, a Câmara também teve reuniões com a Urbanização de Curitiba (URBS) para discutir maneiras de coibir a prática.
Sobre o Autor: Gabriel Domingos
Jornalista, formado pela PUCPR e mestre em comunicação pela UFPR. Atualmente, bolsista de jornalismo no Instituto Nacional de Ciência Cidadã (INCC).
Mais artigos de Gabriel Domingos