Eleito, Guilherme Kilter quer cassar cidadania honorária de Gilmar Mendes
Publicado em 3 de dezembro de 2024Categorias: Posts do Blog
O vereador eleito Guilherme Kilter, do Novo, anunciou que vai protocolar um pedido para cassar o título de cidadão honorário de Curitiba de Gilmar Mendes. O ministro do STF recebeu a honraria no ano de 2002. Além disso, Kilter deseja reconhecer a cidade de Curitiba como “berço do combate a corrupção”.
Nesta terça-feira (3), o vereador eleito publicou um vídeo reagindo a fala de Mendes acusando Sergio Moro e Deltan Dallagnol de “dar má fama” para Curitiba. As críticas do ministro aconteceram durante cerimônia em que recebeu a cidadania honorária de Brasília. Dallagnol é um dos padrinhos políticos de Guilherme Kilter que foi eleito para o primeiro mandato nas eleições 2024. Com 16.664 votos, ele ficou em segundo lugar como mais votado, atrás apenas de Jasson Goulart (Republicanos).

Com 22 anos, Kilter será o vereador mais jovem da cidade. Ele preside a juventude do Partido Novo, teve apoio entre setores evangélicos e lidera o RenovaBR.
Sobre o Autor: Jeulliano Pedroso
É Sociólogo (UFPR), mestre em Antropologia Social (UFPR) e especialista em ciência política (IUPERJ). Estudou economia e estratégia na London School of Economics and Political Science (LSE). É Analista-Chefe da Brasil Sul Inteligência e ex-comentarista político do Jornal da Manhã – Jovem Pan Paraná.
Mais artigos de Jeulliano Pedroso