A disputa pela presidência da Câmara de Curitiba movimenta os bastidores políticos da capital
Publicado em 22 de novembro de 2024Categorias: Posts do Blog
A eleição para a presidência da Câmara Municipal de Curitiba já começa a agitar os bastidores políticos. Três nomes despontam como favoritos para ocupar o cargo: Marcelo Fachinello (PODE), Tico Kuzma (PSD) e Serginho do Posto (PSD). Ambos já ocuparam a presidência do Legislativo da Capital. Serginho foi presidente entre 2017-18, início da gestão de Rafael Greca, Tico Kuzma ocupou o cargo no biênio 2021-22 e foi o antecessor de Fachinello, presidente em 2023-24.
No início das articulações, havia sinais de uma possível divisão entre o candidato do Podemos e algumas alternativas do PSD, o que poderia levar a um confronto direto. No entanto, a tendência agora é de que os vereadores sigam unidos, especialmente porque todos pertencem à base de apoio do prefeito eleito Eduardo Pimentel (PSD). Esses parlamentares tiveram papel de destaque durante a campanha e lideraram iniciativas importantes em favor do atual governo, o que reforça a necessidade de coesão nesse momento.
Atualmente, os três postulantes trabalham para consolidar apoio dentro dos grupos políticos e avaliam, por meio de conversas internas, qual será o melhor caminho para garantir uma eleição harmoniosa. O que se sabe até agora é que, salvo grandes surpresas, o próximo presidente da Câmara deve ser escolhido entre esses três nomes.
Apesar de estarem no mesmo campo político, os candidatos possuem perfis e estilos de liderança diferentes, o que reflete nas simpatias e apoios que cada um angariou junto aos demais vereadores.
Nos próximos dias, os bastidores da Câmara devem continuar em ebulição, com as articulações avançando para definir quem será o próximo a ocupar um dos cargos mais estratégicos do cenário político curitibano.
Sobre o Autor: Jeulliano Pedroso
É Sociólogo (UFPR), mestre em Antropologia Social (UFPR) e especialista em ciência política (IUPERJ). Estudou economia e estratégia na London School of Economics and Political Science (LSE). É Analista-Chefe da Brasil Sul Inteligência e ex-comentarista político do Jornal da Manhã – Jovem Pan Paraná.
Mais artigos de Jeulliano Pedroso