Republicanos pode ter mudanças no comando, mas segue firme com Ratinho Junior
Publicado em 7 de setembro de 2023Categorias: Delegado Francischini, Deltan Dallagnol, Governo do Estado do Paraná, Ratinho Júnior, União Brasil (UNIÃO)

Os movimentos visando as eleições de 2024 e de 2026 estão cada vez mais intensos e os últimos passos dados pelo presidente do Republicanos no Paraná, Valdemar Bernardo Jorge, desagradaram atores relevantes aqui no estado e em Brasília. A insatisfação já existia em razão dos resultados pouco expressivos alcançados no pleito de 2022, quando a legenda elegeu apenas um deputado federal. Soma-se, ainda, a foto do Valdemar ao lado de Deltan Dallagnol, pois teria sido o gatilho para que a possibilidade de troca na direção estadual do partido ganhasse tração.
Quem se movimenta para tentar dirigir o Republicanos é o ex-deputado Fernando Francischini e o Deputado Federal Geraldo Mendes, atualmente no União Brasil. Este precisaria de uma carta da direção partidária para fazer a mudança. Há ainda uma terceira opção: o comando do partido ficar nas mãos de um grande empresário com experiência pregressa nas urnas.
As dúvidas e disputas são muitas, a única certeza é que o partido seguirá alinhado com o Governador Ratinho Junior, tanto na gestão vigente, nos caminhos de 2024 quanto nos de 2026. Resta saber pela mão de quem.
Sobre o Autor: Jeulliano Pedroso
É Sociólogo (UFPR), mestre em Antropologia Social (UFPR) e especialista em ciência política (IUPERJ). Estudou economia e estratégia na London School of Economics and Political Science (LSE). É Analista-Chefe da Brasil Sul Inteligência e ex-comentarista político do Jornal da Manhã – Jovem Pan Paraná.
Mais artigos de Jeulliano Pedroso