PEC aprovada em segundo turno: o que mudou?
Publicado em 10 de novembro de 2021Categorias: Posts do Blog

Comparando o primeiro com o segundo turno da votação, alguns partidos mudaram de opinião. Entre as principais bancadas da Câmara, com mais de 40 de deputados, contando com o PSL, o PT, o PL e o PP, somente o (PT), foi contrário à PEC nos dois turnos de votação, registrando um aumento de 44 votos contra 52 votos contrários. Já o PSL, PL e PP foram majoritariamente a favor da PEC no primeiro turno e mantiveram o mesmo posicionamento no segundo turno.
Os três partidos somaram oito votos contrários na primeira votação, sendo seis votos contra do PSL e dois do PL. Na segunda votação foram cinco votos contrários, sendo três do PSL e dois do PL. O PP votou totalmente a favor da PEC nos dois turnos.
Os partidos PSD, MDB, PSB, PSDB e Republicanos, possuem uma bancada com mais de 30 deputados na Câmara Federal. O Republicanos foi o único a votar inteiramente a favor nos dois turnos de votação. O PSD registrou cinco votos contrários nas duas votações e aumentou de 29 para 30 votos a favor no segundo turno.
O MDB teve um aumento de 13 para 16 votos contrários e de 10 para 13 votos a favor na segunda votação. O PSB foi em maioria contrário à PEC nos dois turnos, registrando 21 votos contrários e diminuindo de 10 para 9 votos a favor. E o PSDB marcou 22 e 21 votos a favor e 6 e 11 votos contra. Outra bancada importante, o Democratas, aumentou de 19 para 24 votos a favor na segunda votação e nos dois turnos teve dois votos contra.
Envolvido na polêmica com o pré-candidato à Presidência da República, Ciro Gomes, o PDT mudou de posição no segundo turno. Saiu de 6 votos contra para 19 votos contra, porém mesmo com a orientação de voto contrário, cinco deputados pedetistas mantiveram a aprovação para a PEC, dez a menos do que na primeira votação.
O Podemos, novo partido do ex-juiz Sérgio Moro, também mudou de posição. Em primeiro turno foram 5 votos a favor e 4 contra. No segundo turno o partido seguiu dividido, mas com a maioria, 6 votos, contra e 3 votos a favor.
Partidos de menor expressão na Câmara como o PSOL, o Novo e o PC do B, que são oposição ao governo federal, firmaram posição totalmente contrária à PEC dos Precatórios nos dois turnos de votação.
Já outros partidos também de menor expressão, mas que possuem afinidades com o governo do presidente, como o Solidariedade, o Patriota e o PSC, posicionaram-se totalmente à favor da PEC nas duas votações.
O texto obteve a aprovação de 312 deputados em primeiro turno e de 323 em segundo turno. Alguns parlamentares também questionam na Justiça manobras do presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL), para permitir que deputados(as) do exterior, ausentes por questão de saúde e gestantes, conseguissem votar de maneira remota.
Confira como foi a votação:

Sobre o Autor: Jeulliano Pedroso
É Sociólogo (UFPR), mestre em Antropologia Social (UFPR) e especialista em ciência política (IUPERJ). Estudou economia e estratégia na London School of Economics and Political Science (LSE). É Analista-Chefe da Brasil Sul Inteligência e ex-comentarista político do Jornal da Manhã – Jovem Pan Paraná.
Mais artigos de Jeulliano Pedroso